sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O Amor de Verdade



Eu sou contra flores de plástico. As flores de verdade são muito diferentes.
As flores de plástico são permanentes — o amor de plástico será permanente.
A flor de verdade não é permanente: ela muda a todo o momento.
Hoje ela está lá dançando ao vento, sob o sol e a chuva. Amanhã você já não será capaz de encontrá-la — ela desapareceu tão misteriosamente quanto apareceu.
O amor de verdade é como uma flor de verdade.

Fonte: Palavras de Osho


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MEDITAÇÃO e seus BENEFÍCIOS

 MeditarMeditação


A vantagem da meditação para o equilíbrio físico e mental sempre foi difundida pelas filosofias orientais. Mas nunca, como ultimamente, tantas áreas da saúde têm comprovado e incorporado sua eficácia

Quem medita tem as defesas do organismo ampliadas e consegue lidar melhor com o estresse, concluiu um estudo realizado na Universidade da Califórnia, EUA. Isso acontece porque durante a prática da meditação a enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico) tem sua ação intensificada. O bem-estar do indivíduo é o estado que age diretamente sobre a atividade da telomerase nas células do sistema imunológico, que são as reais responsáveis por promover a longevidade das células. Nesse estudo as pessoas que praticaram a meditação apresentaram as taxas da telomerase cerca de 30% mais elevadas. Esses pacientes apresentaram ainda um aumento na capacidade psíquica e melhora na percepção de controle e atenção, além de diminuição da neurose ou de emoções negativas.


Relaxe.  Cuide da SUA Saúde emocional e tenha Mais Saudáveis ​​dias.  www.vitalbox.com.br # bem-estar # Bem-Estar # Meditação


Veja como o corpo reage à meditação
Estudos relatam as alterações fisiológicas que ocorrem em pessoas que meditam. Na área cerebral acontece uma ampliação das ondas cerebrais relacionadas ao relaxamento. Além disso, ocorre um menor gasto de oxigênio pelas células do corpo, redução da frequência cardíaca e diminuição da condutância elétrica da pele (devido ao relaxamento).
O ato de meditar provoca uma redução do metabolismo e assim ocorre uma pronunciada desaceleração do funcionamento do corpo. O cérebro fica globalmente mais irrigado, aumentando a coerência e sincronia eletroencefalográfica. Há ainda o aumento da concentração de dopamina, noradrenalina e serotonina (neurotransmissores), o que explica o aumento da sensação de prazer, motivação e energia após a prática da meditação. Também há uma redução dos hormônios do estresse.


Om


Principais benefícios para a saúde
Dentre as vantagens que surgem da prática regular da técnica destacam-se:
  • redução do estresse e ansiedade
  • aumento de satisfação e melhor desempenho no ambiente de trabalho;
  • diminuição da insônia e depressão;
  • aumento de bem-estar e autoestima;
  • estímulo da criatividade, inteligência e memória;
  • fortalecimento do sistema nervoso e imunológico;
  • redução da pressão arterial e de dores de cabeça;
  • diminuição do consumo do tabaco, do álcool e de drogas ilícitas.


Fonte: Revista Vida Saúde, edição 107

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

DESISTA PARA SER FELIZ!






NAMASTÊ!


      

Literalmente significa "curvo-me perante ti"; a palavra provém do sânscrito namas, "curvar-se", "fazer uma saudação reverencial", e (te), "te".
Quando dito a outra pessoa, é normalmente acompanhada de uma ligeira vénia feita com as duas mãos pressionadas juntas, as palmas tocando-se e os dedos apontando para cima, no centro do peito. O gesto também pode ser realizado em silêncio, contendo o mesmo significado.
Ainda quando saudação, um namaste pode ser dito com as mãos juntas em frente ao tórax com uma ligeira curvatura. Para indicar profundo respeito, pode-se colocar as mãos em frente a testa, no caso de reverencia a um deus ou santidade, coloca-se a mão completamente acima da cabeça.
Cumprimento usual de indianos e nepaleses atualmente é utilizado largamente no ocidente e vale lembrar que se for pra disseminar a gentileza e respeito é bem vinda e aceita por todos.
Recentemente, e mais globalmente, o termo namaste foi associado especialmente à ioga e à meditação. Neste contexto, ele foi visto em uma grande variedade de termos com significados complicados e poéticos que se ligam com as origens espirituais da palavra. Alguns exemplos:
* "Eu honro o Espírito em você que também está em mim." - atribuída ao autor Deepak Chopra
* "Eu honro o local em você em que o Universo inteiro reside, eu honro o lugar em você que é de Amor, de Integridade, de Sabedoria e de Paz. Quando você está neste lugar em você, e eu estou neste lugar em mim, nós somos um."
* "Eu saúdo o Deus dentro de você."
* "Seu espírito e meu espírito são um." - atribuída à Lilias Folan, ensinamentos compartilhados de sua jornada à Índia.
* "O divino em mim cumprimenta o divino em você."
* "A Divindade dentro de mim compreende e adora a Divindade dentro de você."
* "Tudo que é melhor é mais superior em mim cumprimenta/saúda tudo que é melhor e mais alto em você"
* "O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você."
Namastê
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

SLOW DOWN - DESACELERE!





 Um  movimento  baseado no  conceito SLOW ATITUDE, se dissemina pelo mundo, chamando atenção do das pessoas diante do “fast” (rápido) e do “it now “ (faça agora) para uma atitude mais lenta, sem pressa, seja na vida profissional ou pessoal.
Chama atenção para os verdadeiros valores da família, dos amigos e do tempo livre, ou seja retomando a essência e os prazeres da vida simples, convivência, religião, fé, de se viver o presente, usufruir das pequenas coisas que a vida oferece.
Desacelerar não significa fazer menos , produzir menos, trabalhar menos, significa SIM, trabalhar e executar as tarefas com mais qualidade e produtividade, com maior perfeição, com a atenção aos detalhes sem stress,  ambientes mais alegres, mais leves, menos coercitivos onde as pessoas fazem com prazer aquilo que sabem e fazem ainda melhor, alcançando resultados excelentes.
O tempo é o mesmo, são as mesmas 24 horas, porém preenchidos com atividades mais produtivas, leitura, refeições  tranquilas, passeios, música, arte...
Durante o texto deixo a sugestão de artigos sobre o tema, vale apena ler e se conectar com essa nova maneira de pensa a vida, refletir sobre a maneira lenta e por assim dizer mais lúdica de vivenciar as experiências do cotidiano.

Slow down...

5  MOVIMENTOS INSPIRADOS NO SLOW FOOD SE ESPALHARAM PELO MUNDO: Tudo começou com o SLOW FOOD que foi o primeiro dos movimentos “Slow” a surgir. Nasce em 1986, em Barolo, Itália, com 62 membros fundadores a criar o Arcigola, o antecessor do Slow Food, e em 1989, em Paris, constitui-se o movimento internacional Slow Food, por oposição ao conceito de Fast Food e ao estilo de vida acelerado. É, portanto, um movimento que valoriza o que é de origem “Local” em oposição ao “Global”, não negando, também, a Globalização que deverá ser pautada pela justiça, pela equidade, pela humanização e pela regulamentação. É, na realidade, um contributo para que seja imposto um modelo de desenvolvimento sustentável onde prevalece o respeito pela biosfera, defendendo a sustentabilidade dos recursos da natureza e a defesa dos valores culturais humanos.

CITTA SLOW: cidades comprometidas em se proteger da loucura veloz que adoece os grandes centros, investem na qualidade de vida, (BRA no Piemonte e SEDGEFIELD na África do Sul) elas trabalham com os seguinte compromisso: manter a qualidade de vida de todos, propor um estilo de vida saudável , cuidar de nossos idosos , preservar comida tradicional local, cuidar do nosso ambiente , tomada de decisão comunitária, promoção de eventos na cidade, incentivar nossos jovens a trabalhar para um futuro sustentável , ter tempo para lazer e prazer , preservar o património da nossa cidade, ter crescimento controlado com planejamento urbano, incentivar a conscientização e educação, promover e apoiar empresa e mercados locais, criar um povo amigável em ambiente urbano.
SLOW DESIGN: preocupação em produzir objetos que sejam atemporais, mesmo que isso signifique um maior tempo de fabricação. Um dos ícones desse movimento é o crochê.   Leia esse artigo que mostra bem a ideia de slow design: http://www.fastcodesign.com/1665731/youve-heard-about-slow-food-what-we-really-need-is-slow-design

SLOW HOME: a ideia aqui é promover uma arquitetura sustentável, personalizada, simples e economicamente razoável. Um lugar onde a pessoa seja feliz em ambiente aconchegante que proporcione o encontro das pessoas.

SLOW TRAVEL: filosofia que defende o conceito de que o caminho é mais importante que a chegada em si. Aqui a pressa é a maior inimiga da viagem, por isso se opta por caminhar, pedalar, andar de ônibus, mesmo que demore mais.Dê um pulo no site www.slowtrav.com   pra se inspirar com essa comunidade de pessoas que gostam de viajar “devagar”. Eles escrevem ali seus relatos de viagens, postam suas fotos, e usam o mecanismo de busca de aluguel de vilas, apartamentos ou casas de fazenda, em vários continentes.

SLOW MONEY: Prioriza-se aqui o cuidado com o solo, o cultivo de produtos orgânicos estimulando assim os negócios locais e regionais e de certa forma gastar o dinheiro com verdadeira necessidade e qualidade de vida, agregando valor de mercado à produção de alimentos cultivados de maneira menos industrial.
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI81067-17168,00-O+MODELO+SLOW+DE+PRODUCAO.html

Vale a pena desacelerar e usufruir a vida, cada momento, cada paisagem, cada sentimento, cada sabor, cada amor!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

da série UM CÉREBRO SAUDÁVEL



COMBATA O ESTRESSE CRÔNICO
O estresse  vira vilão quando se torna crônico ou inescapável: você quer se livrar dele, mas não consegue. Uma resposta de estresse prolongada e exagerada acaba por tornar ruim para o corpo e cérebro tudo que inicialmente era bom. A melhor maneira de evitar os problemas do estresse crônico é impedir que ele aconteça. Se isso não é possível, é preciso aprender a lidar bem com ele – ou se preparar para tornar a resposta crônica ao estresse mais saudável , com exercícios físicos, controle cognitivo e uma abordagem positiva.





FAÇA EXERCÍCIOS REGULARMENTE
Além de promover a saúde cardiovascular e, portanto também o cérebro, o exercício físico intenso é um dos MELHORES ESTABILIZADORES de humor que a neurociência moderna conhece – e ainda favorece o aprendizado e a memória. A atividade aeróbica combate a depressão e a ansiedade, promove a produção de neurônios novos no hipocampo e a memória, e aumenta a produção pelo cérebro de substâncias neuro protetoras  que mantém os neurônios saudáveis. Pelos seus efeitos sobre corpo e cérebro, o exercício físico regular é o que existe de mais próximo de um elixir da juventude. 





DURMA BEM E BASTANTE
O sono é fundamental para o bem-estar. O cérebro descansa, mesmo sem parar de funcionar, e reorganiza as memórias do dia. A falta de sono é um estresse forte para o cérebro, e causa uma série de problemas, inclusive de memória. O sono é tão importante que é autorregulado; quanto menos você dorme, mais precisa dormir.




FONTE: Por Prof. Suzana Herculano-Houzel, PhD

sábado, 24 de agosto de 2013

INCRÍVEIS Medidas do CORPO HuMaNo

Você já parou para pensar qual a medida do seu corpo?  É a matemática interagindo com a Biologia! Aqui serão apresentados valores médios, eles podem variar de pessoa para pessoa. Afinal, não existem dois indivíduos totalmente iguais. Divirtam-se!


CÉREBRO E NEURÔNIOS
O cérebro do homem pesa cerca de 1,4 quilo e o da mulher 1,25 quilo, e abriga 25 bilhões de neurônios Eles ficam fixos na camada superficial, chamada córtex, que tem apenas 1,3 a 1,4 milímetro de espessura. As suas “pernas” (axônios), que transmitem os sinais elétricos, podem ter até um metro. A velocidade do impulso nervoso varia conforme a espessura das fibras nervosas e sua função: as sensações de pressão e tato passam por fibras de 8 micrometros (um metro dividido por um milhão), a uma velocidade de 50 metros por segundo. Já a dor e a temperatura viajam por fibras de apenas três micrometros, a 15 metros por segundo.





TRAJETO DAS REFEIÇÕES
O tubo digestivo, da boca ao ânus, mede entre 7 e 10 metros. As células que revestem o estômago e o intestino são todas trocadas a cada três dias. Nas gengivas, elas se renovam a cada duas semanas. O alimento engolido leva apenas 4 a 8 segundos para chegar ao estômago. O fígado produz diariamente 0,5 litro de bílis. Os rins precisam de 50 minutos para, com a ajuda das bebidas e da água dos alimentos, filtrar todo o sangue. Isso resulta, num único dia, em 180 litros de sangue limpo e 1,5 litro de urina liberada.




SISTEMA RESPIRATÓRIO
A cada respiração, é inalado meio litro de ar. Calculando-se um ritmo médio de 12 inspirações por minuto (quando se está tranquilo), entram para os pulmões 17 000 litros de ar por dia. Os cílios, minúsculos fios de mucosa que revestem as células da traqueia e dos pulmões, empurram a sujeira do ar a ser expelida, numa velocidade de 12,7 milímetros por minuto.






CÉLULAS
São mais de 220 bilhões. Algumas vivem 1,5 dias, apenas. Mas, no fígado, elas resistem até 5 meses. No sangue, os glóbulos brancos duram 15 dias e os vermelhos, 120. Os macrófagos— grandes células sanguíneas — digerem uma bactéria em apenas um centésimo de segundo.









VEIAS E ARTÉRIAS
São 97 000 quilômetros de veias, artérias e vasos capilares. Se fossem alinhadas, elas dariam 2,5 voltas em torno da Terra. As artérias menores se contraem e relaxam num período entre 2 e 8 segundos. As plaquetas sanguíneas — moléculas responsáveis pela coagulação — vivem apenas dez dias.










OSSOS
Uma criança nasce com 350 ossos. Mas, quando ficar adulta, vai contar com apenas 206. É que os ossos dos membros de um recém-nascido não são inteiros: eles vão se soldar durante o crescimento. No total, o esqueleto humano pesa 9 quilos. A região do corpo que mais tem ossos é a cabeça: 29.










ESPERMATOZÓIDES E ÓVULOS
O homem produz 8 trilhões de espermatozoides durante a vida. Em cada ejaculação, são liberados entre 250 milhões e 500 milhões. A mulher nasce com 400 000 óvulos nos dois ovários. Desses, só uns 500 vão maturar. Os que não forem fertilizados serão eliminados pela menstruação.









CORAÇÃO
O coração é um músculo que pesa 250 gramas, em média. No ritmo normal, que é de 70 a 75 batidas por minuto, ele chega a dar mais de 110 000 batimentos por dia. Mas, em caso de pânico ou susto, pode subir para 150 pulsações por minuto. No corpo em repouso, os 5 litros de sangue são bombeados por todo o organismo em apenas um minuto.








PELE
No total, ela mede cerca de 2 metros quadrados, o equivalente a um retângulo de um metro de largura por dois de comprimento. E pesa perto de 3 quilos. As impressões digitais se formam ainda no útero, seis a oito semanas antes do nascimento da criança. Ao longo da pele estão distribuídas 2 milhões de glândulas sudoríparas, responsáveis pela irrigação e desintoxicação da pele, por meio do suor. A maior concentração de glândulas está na palma das mãos: 370 por centímetro quadrado. Nos dias frios, o fluxo sanguíneo na pele é de apenas 0,5 litro por minuto. Quando está quente, o fluxo sobe para 3 litros por minuto, para refrescar.





CABELOS E PELOS
O corpo humano possui cerca de 5 milhões de pelos, 150 000 deles na forma de cabelos. Eles são renovados a cada quatro anos, em média. Os cabelos de fios finos crescem cerca de 2,5 centímetros a cada dois ou três meses. Os grossos podem levar o dobro do tempo. Cada olho possui mais de 200 cílios, que duram de três a cinco meses. Depois disso, caem.






UNHAS
Elas crescem continuamente, em ritmos diferentes. As das mãos aumentam de tamanho cerca de duas vezes mais rápido do que as dos pés: 4 centímetros por ano. Seu crescimento é mais veloz em adultos, entre os 20 e 40 anos de idade. Nas crianças, uma unha arrancada regenera-se em onze semanas. Os adultos não têm essa capacidade.







                                                                         

OLHOS

Basta um mililitro de lágrima, por dia, para manter lubrificado o globo ocular Para fixar uma boa imagem na retina, é necessária uma exposição de um décimo de segundo. Por isso o homem não consegue identificar cada quadro que compõe um filme: eles passam à velocidade de 24 por segundo, ou seja, quase dois quadros e meio a cada décimo de segundo. Assim, as imagens vão se fundindo, dando a impressão de movimento.




Fonte: Diario de Biologia - Por karlla patrícia – 21 de março de 2010
Publicado em: curiosidades, o corpo humano

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ÁREAS DO CÉREBRO QUE SÃO MELHORADAS COM OS GAMES



Como muita gente sabe jogar videogames proporciona algumas melhorias ao nosso corpo tanto física quanto mentalmente.
A neurocirurgiã britânica Susan Greenfield, especialista em fisiologia cerebral, está desenvolvendo um estudo mais aprofundado no assunto. De acordo com a Dra. Greenfield, os games estão alterando nossa percepção cerebral de maneira jamais vista.

Mas, como em tudo o exagero pode levar a alguns prejuízos, controle o tempo e deixe seu filho ser feliz!

Olhe a figura abaixo e entenda melhor isso...


jogos, cérebro

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

da série UM CÉREBRO SAUDÁVEL







Uno Splendido sorriso por augurarvi buona giornata!

SORRIA E BUSQUE A FELICIDADE
Felicidade é o estado do cérebro que vê tudo dando certo. Além de mexer no cérebro, a felicidade afeta o corpo e o torna mais saudável. Se tudo de fato está dando certo e você está cheio de energia, ótimo. Em alguns casos, no entanto, a felicidade e a motivação são desmedidas, exageradas, e não refletem a realidade da vida: isto é uma indicação de mania, condição que a primeira vista parece benção, mas, rapidamente se torna maldição.







Descreva tu pin ... tristeza


SAIBA DIFERENÇA ENTRE TRISTEZA E DEPRESSÃO

A tristeza é uma emoção importante e útil, e, em algumas situações extremas, a tristeza profunda é a única resposta razoável de um cérebro saudável , e não deve ser confundida com depressão. Tristeza profunda é aquela perfeitamente justificável, que deve ser respeitada; depressão é a tristeza despropositada, e precisa ser tratada como caso clínico. Um cérebro saudável é capaz de sentir profundamente triste – nas horas certas.










FAÇA AS PAZES COM OS REMÉDIOS.
Preco dos Remédios cai los MÉDIA 4,41 €O bom funcionamento do cérebro depende de um equilíbrio químico muito delicado, mantido cuidadosamente pelo próprio cérebro. Às vezes, devido a variações genéticas, estresses intensos e duradouros ou doenças adquiridas, é necessário ter ajuda extrema para encontrar e manter esse equilíbrio, através de medicamentos que interferem na química cerebral. Algumas pessoas resistem a usar esses medicamentos; outras acreditam que os fitoterápicos são uma alternativa mais segura, outras pessoas ainda, ficam tentadas a usar medicamentos em busca de melhorias na memória e na capacidade de atenção normais – mas, mexer desnecessariamente no equilíbrio delicado do cérebro não é uma boa ideia.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

da série UM CÉREBRO SAUDÁVEL

Cuidem fazer Vosso Corpo Cuidar faça Seu Corpo e Algo Muito Importante, Nao Só Pela estética, mas principalmente Pela Saúde Física.  Um fator Que PODE Ser decisivo Nesse SENTIDO E a Alimentação, when consumimos Produtos com bons Valores nutricionais, ISSO E refletido na Nossa aparencia e also proporciona Melhorias de para o funcionamento do Organismo.  Pará Continuar a LER uma dica clique sobre a foto ...
CUIDE BEM DA SUA SAÚDE FÍSICA
O seu cérebro é quem cuida do funcionamento integrado do seu corpo como uma unidade coesa, e neste sentido seu corpo precisa do seu cérebro, mas, o contrário também é verdade:  seu cérebro precisa do seu corpo, e os problemas doem nele. É preciso saber respeitar o corpo, reconhecer rapidamente. Além disso investir na saúde do corpo traz grandes benefícios para saúde do cérebro ao longo de toda a vida, principalmente na velhice. Tudo está bem quando corpo e mente vão bem.





Uma atitude resiliente pode ser o segredo para um envelhecimento bem sucedido, talvez até superando a boa saúde física, descobriu um novo estudo.
IDENTIFIQUE E CULTIVE OS SEUS PRAZERES
Longe de ser um luxo,  a sensação de prazer é  a base do bem-estar . É a antecipação de um mínimo de prazer ou bem-estar durante o dia pela frente, também chamada de motivação, que nos tira da cama pela manhã; é essa busca pelo bem-estar que nos move . Como o mesmo sistema cerebral é responsável pelo prazer e pela sua antecipação, quem tem uma vida cheia de prazeres é justamente por isso também mais capaz de antecipar  ainda mais os acontecimentos positivos. Busque identificar suas fontes de prazer e cultive-as: amizade, namoro, trabalho, lazer, exercício físico e mental.




Esse é aquele momento que você olha para o papel e os lápis de cor sobre a mesa e bate a depressão, ao ver os fantásticos desenhos de Brian Scott. Detalhe, é tudo feito apenas com lápis de cor e muito talento. 
OUÇA SUAS EMOÇÕES
O estado do corpo é a base das emoções: sentir uma emoção é detectar as mudanças efetuadas pelo cérebro. Hoje se aceita que as emoções são parte fundamental das boas decisões. Elas avisam rapidamente sobre o resultado de experiencias passadas semelhantes, antes que você tenha tempo para pensar racionalmente, e portanto devem sempre ser ouvidas. Se “alguma coisa” lhe diz NÃO, ouça com atenção: é seu corpo mandando avisos ao cérebro sobre o que eles aprenderam juntos ao longo da vida.


















O que você achou deste texto?