quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MEDITAÇÃO e seus BENEFÍCIOS

 MeditarMeditação


A vantagem da meditação para o equilíbrio físico e mental sempre foi difundida pelas filosofias orientais. Mas nunca, como ultimamente, tantas áreas da saúde têm comprovado e incorporado sua eficácia

Quem medita tem as defesas do organismo ampliadas e consegue lidar melhor com o estresse, concluiu um estudo realizado na Universidade da Califórnia, EUA. Isso acontece porque durante a prática da meditação a enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico) tem sua ação intensificada. O bem-estar do indivíduo é o estado que age diretamente sobre a atividade da telomerase nas células do sistema imunológico, que são as reais responsáveis por promover a longevidade das células. Nesse estudo as pessoas que praticaram a meditação apresentaram as taxas da telomerase cerca de 30% mais elevadas. Esses pacientes apresentaram ainda um aumento na capacidade psíquica e melhora na percepção de controle e atenção, além de diminuição da neurose ou de emoções negativas.


Relaxe.  Cuide da SUA Saúde emocional e tenha Mais Saudáveis ​​dias.  www.vitalbox.com.br # bem-estar # Bem-Estar # Meditação


Veja como o corpo reage à meditação
Estudos relatam as alterações fisiológicas que ocorrem em pessoas que meditam. Na área cerebral acontece uma ampliação das ondas cerebrais relacionadas ao relaxamento. Além disso, ocorre um menor gasto de oxigênio pelas células do corpo, redução da frequência cardíaca e diminuição da condutância elétrica da pele (devido ao relaxamento).
O ato de meditar provoca uma redução do metabolismo e assim ocorre uma pronunciada desaceleração do funcionamento do corpo. O cérebro fica globalmente mais irrigado, aumentando a coerência e sincronia eletroencefalográfica. Há ainda o aumento da concentração de dopamina, noradrenalina e serotonina (neurotransmissores), o que explica o aumento da sensação de prazer, motivação e energia após a prática da meditação. Também há uma redução dos hormônios do estresse.


Om


Principais benefícios para a saúde
Dentre as vantagens que surgem da prática regular da técnica destacam-se:
  • redução do estresse e ansiedade
  • aumento de satisfação e melhor desempenho no ambiente de trabalho;
  • diminuição da insônia e depressão;
  • aumento de bem-estar e autoestima;
  • estímulo da criatividade, inteligência e memória;
  • fortalecimento do sistema nervoso e imunológico;
  • redução da pressão arterial e de dores de cabeça;
  • diminuição do consumo do tabaco, do álcool e de drogas ilícitas.


Fonte: Revista Vida Saúde, edição 107

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste texto?