segunda-feira, 26 de agosto de 2013

da série UM CÉREBRO SAUDÁVEL



COMBATA O ESTRESSE CRÔNICO
O estresse  vira vilão quando se torna crônico ou inescapável: você quer se livrar dele, mas não consegue. Uma resposta de estresse prolongada e exagerada acaba por tornar ruim para o corpo e cérebro tudo que inicialmente era bom. A melhor maneira de evitar os problemas do estresse crônico é impedir que ele aconteça. Se isso não é possível, é preciso aprender a lidar bem com ele – ou se preparar para tornar a resposta crônica ao estresse mais saudável , com exercícios físicos, controle cognitivo e uma abordagem positiva.





FAÇA EXERCÍCIOS REGULARMENTE
Além de promover a saúde cardiovascular e, portanto também o cérebro, o exercício físico intenso é um dos MELHORES ESTABILIZADORES de humor que a neurociência moderna conhece – e ainda favorece o aprendizado e a memória. A atividade aeróbica combate a depressão e a ansiedade, promove a produção de neurônios novos no hipocampo e a memória, e aumenta a produção pelo cérebro de substâncias neuro protetoras  que mantém os neurônios saudáveis. Pelos seus efeitos sobre corpo e cérebro, o exercício físico regular é o que existe de mais próximo de um elixir da juventude. 





DURMA BEM E BASTANTE
O sono é fundamental para o bem-estar. O cérebro descansa, mesmo sem parar de funcionar, e reorganiza as memórias do dia. A falta de sono é um estresse forte para o cérebro, e causa uma série de problemas, inclusive de memória. O sono é tão importante que é autorregulado; quanto menos você dorme, mais precisa dormir.




FONTE: Por Prof. Suzana Herculano-Houzel, PhD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste texto?