quarta-feira, 28 de agosto de 2013

NAMASTÊ!


      

Literalmente significa "curvo-me perante ti"; a palavra provém do sânscrito namas, "curvar-se", "fazer uma saudação reverencial", e (te), "te".
Quando dito a outra pessoa, é normalmente acompanhada de uma ligeira vénia feita com as duas mãos pressionadas juntas, as palmas tocando-se e os dedos apontando para cima, no centro do peito. O gesto também pode ser realizado em silêncio, contendo o mesmo significado.
Ainda quando saudação, um namaste pode ser dito com as mãos juntas em frente ao tórax com uma ligeira curvatura. Para indicar profundo respeito, pode-se colocar as mãos em frente a testa, no caso de reverencia a um deus ou santidade, coloca-se a mão completamente acima da cabeça.
Cumprimento usual de indianos e nepaleses atualmente é utilizado largamente no ocidente e vale lembrar que se for pra disseminar a gentileza e respeito é bem vinda e aceita por todos.
Recentemente, e mais globalmente, o termo namaste foi associado especialmente à ioga e à meditação. Neste contexto, ele foi visto em uma grande variedade de termos com significados complicados e poéticos que se ligam com as origens espirituais da palavra. Alguns exemplos:
* "Eu honro o Espírito em você que também está em mim." - atribuída ao autor Deepak Chopra
* "Eu honro o local em você em que o Universo inteiro reside, eu honro o lugar em você que é de Amor, de Integridade, de Sabedoria e de Paz. Quando você está neste lugar em você, e eu estou neste lugar em mim, nós somos um."
* "Eu saúdo o Deus dentro de você."
* "Seu espírito e meu espírito são um." - atribuída à Lilias Folan, ensinamentos compartilhados de sua jornada à Índia.
* "O divino em mim cumprimenta o divino em você."
* "A Divindade dentro de mim compreende e adora a Divindade dentro de você."
* "Tudo que é melhor é mais superior em mim cumprimenta/saúda tudo que é melhor e mais alto em você"
* "O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você."
Namastê
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste texto?