segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Um Cérebro Saudável



Pesquisas indicam que o cérebro inicia um processo de declínio cognitivo já a partir dos 25 anos de idade. É possível, contudo, manter o cérebro afiado, adiar o declínio das suas funções e habilidades, e minimizar esse declínio, com atitudes ao alcance de todos: engajar-se em atividades regulares de exercícios físicos e mentais, como estimulação para o cérebro.

Assim como saúde não é simplesmente a ausência de doença, o bem-estar não é simplesmente a ausência de mal-estar. Mais do que isso, o bem-estar envolve ficar de bem com o próprio cérebro: encontrar paz, saúde e felicidade com o cérebro que temos, e, sobretudo mantê-las.
Bem-estar é algo que se conquista e se mantém ativamente – e a neurociência hoje oferece informações preciosas sobre vários dos fatores mais importantes para tal: saúde mental e física, com a sensação de pleno domínio das suas capacidades, muita atividade física, e contando com ajuda de medicamentos quando necessário; motivação, autossatisfação e autoconfiança; felicidade, mas tristeza também, nas horas certas; sono bom e abundante; sintonia com as próprias emoções; atitudes positivas e sensação de controle sobre a própria vida, inclusive com o poder de buscar alguns estresses voluntariamente, evitar os indesejados e dosar a ansiedade; poder de se expressar, de manifestar em palavras e comportamento seus desejos e opiniões; interação social; muito carinho e apoio moral; e a sensação de ter um propósito na vida.
Embora por muito tempo o foco de boa parte dos estudos em neurociência tenha sido sobre doenças e causas variadas de infelicidade e mal-estar, uma bem-vinda extensão do enfoque nos últimos anos fez com que a neurociência passasse a se interessar também pelo normal: como o cérebro se mantém saudável, o que nos causa prazer e felicidade, o que é o bem-estar e como alcançá-lo. Eis algumas lições aprendidas até o momento, que podem ser usadas por você também:
Cuide bem da sua saúde física
Identifique e cultive seus prazeres
Ouça suas emoções
Sorria e busque a felicidade
Saiba a diferença entre tristeza e depressão
Tenha uma atitude positiva
Tire proveito do estresse agudo
Aprenda a lidar com a ansiedade
Faça as pazes com os remédios
Combata o estresse crônico
Faça exercícios regularmente
Durma bem e bastante
Eduque-se e assuma responsabilidades
Cultive seus relacionamentos
Busque e ofereça carinho
Encontre um propósito na vida

Fonte: Fique de Bem com seu Cérebro, de Suzana Herculano - Houzel, Phd -  ed. Sextante, 2007. 


2 comentários:

O que você achou deste texto?